Forum

​Projecto de integração da AgroGlobal no CNEMA

Projecto de integração da AgroGlobal no CNEMA
 
Enquadramento
A AgroGlobal é uma Feira Agro-Profissional dedicada à agricultura avançada, tecnológica e sustentável, com o intuito de promover o desenvolvimento do país e o sector Agro em particular, num quadro de equilíbrio e uso sensato dos recursos naturais, com destaque para o solo e a água.
A troca de conhecimentos e experiência, em ambiente de exibição e demonstração ao vivo de culturas, equipamentos e práticas, promove o contacto profissional dos diferentes elos da cadeia produtiva.
A discussão dos temas que envolvem o sector, como a Política Agrícola Comum, as preocupações ambientais, como o Green Deal, regulamentos de política em discussão e outros, permitem a troca de opiniões e esclarecimentos com vista à busca de decisões mais acertadas e condizentes com os objectivos perseguidos e valorização da actividade agrícola.
A Agroglobal, desde a sua primeira edição, em 2008, promove a intensificação do modo de abordagem do negócio agrícola, assente no profissionalismo e contacto estreito dos diversos agentes envolvidos no denominado Agro-Negócio, desde a produção à colocação dos produtos no mercado, passando por toda a cadeia de valor, onde se incluem bancos, empresas de energia, tecnológicas, prestadores de serviços, projectistas e consultadoria e, obviamente, todo o tipo de empresas fornecedoras de factores de produção, máquinas e equipamentos.
Complementam o certame colóquios e intervenções técnicas, científicas e políticas, envolvendo a presença de especialistas e entidades oficiais.
A AgroGlobal tem periodicidade bienal e após 7 edições adquiriu a sua maturidade, estando enraizada no sector a sua mais-valia técnica, económica e política, impondo-se que se perspective a sua adaptação ao futuro, fazendo face ao processo de transição que agora se inicia com um novo ciclo de Política Europeia, onde se insere a Política Agrícola Comum e os seus renovados desafios, nomeadamente ambientais.
O local onde nasceu e tem decorrido a AgroGlobal, em pleno campo, carece, contudo, de infraestruras de apoio adequadas, difíceis ou mesmo impossíveis de concretizar, impossibilitando o seu crescimento e sustentabilidade futura. Chegou a hora de encarar uma mudança.
Projecta-se assim, a passagem da AgroGlobal para o espaço do CNEMA, tirando partido de toda a infraestrutura ali existente, espaço relvado exterior, naves cobertas, salas e auditório, e ainda uma facilidade de acesso e estacionamento impares, muito importantes num evento desta natureza.
Acresce que a centralidade do CNEMA face ao Vale do Tejo e sua Lezíria, permite que se conjuguem acções de carácter demonstrativo e ao vivo, seja de culturas, seja de práticas e equipamentos, que poderão manter-se durante a realização do evento.
É assim estabelecido um Protocolo de Integração da AgroGlobal no CNEMA, com os seguintes objectivos:

  • Manter o carácter profissional estrito do evento;
  • Manter o período de três dias e bienal;
  • Promover e intensificar o contacto entre partes num ambiente win/win;
  • Intensificar uma agenda de vanguarda tecnológica do sector Agro, promotora da sustentabilidade da agricultura moderna e criação de valor:
Assim, o nome AgroGlobal passará para a esfera do CNEMA, sem envolver montantes pecuniários.
 
AgroGlobal, 09 de Setembro de 2021